Câmara apoia Juntas de Freguesia

A Câmara Municipal de Cinfães continua apoiar as freguesias do Município indo ao encontro das necessidades apresentadas pelos presidentes de Junta, dando assim resposta aos anseios e reivindicações das populações.

Recentemente assinou com a Junta de Espadanedo um contrato de delegação de competências para a construção de um novo acesso na freguesia, no lugar de Saímes. Ao abrigo deste acordo, o Município vai transferir para os cofres da Junta uma verba de quase 58 mil euros para a execução dessa empreitada. Esta nova estrada vai permitir o acesso automóvel a algumas dezenas de habitações naquele lugar, acesso que até aqui era apenas pedonal, o que vai representar para aquelas pessoas uma melhoria significativa das condições de mobilidade e consequentemente da qualidade de vida.

Também a Junta de Tendais assinou um contrato de delegações de competências com a Câmara para a reparação do acesso ao lugar de S. Pedro, um dos pontos turísticos de referência naquela freguesia que anualmente recebe milhares de visitantes. Para a execução desta obra, a Autarquia vai transferir para a Junta a quantia de €2.000,00. Ainda por Tendais, a Autarquia assinou um protocolo de cooperação para o fornecimento do material necessário para a realização das obras de calcetamento e drenagem de águas no caminho do fundo do lugar de Soutelo.

A Câmara assinou também com a Junta de Nespereira um protocolo com vista à atribuição de um subsídio no valor de 15 mil euros para a repavimentação da rua da Feira Franca, danificada pelas obras municipais da rede de abastecimento de água e saneamento.

A Câmara Municipal assinou um protocolo de cooperação com a Junta de Freguesia de Moimenta com vista ao alargamento do acesso ao caminho da Bouça da Eira e pavimentação do acesso do lugar de Vila Pouca. Ao abrigo deste acordo a autarquia vai transferir para a Junta um subsídio no valor € 4.420,00 acrescido do IVA para a realização dessas duas obras.

Além destes contratos foram assinados, recentemente, alguns protocolos de cooperação com vista ao fornecimento do material necessário para a pavimentação em cubos de algumas ruas. Foram contempladas a Junta de Souselo com a rua do Souto; caminho dos Triguelhos; caminho do Zé Pedreiro e calçada de Mouçô e a Junta de Ferreiros de Tendais com o caminho do Couto e do largo à Igreja, no lugar de Ferreiros; o Senhor do Encontro, em Ruivais; os caminhos do Cafelo e do Pinheiral, em Vila Boa de Cima e junto à Associação, em Pimeirô.

A Freguesia de Oliveira do Douto também assinou um protocolo com a Câmara Municipal para proceder à captação de água para abastecimento ao campo de futebol do Grupo Desportivo local e fontenários de Vila Nova através de furo artesiano. No âmbito deste protocolo, a Câmara atribuiu à Junta um subsídio no valor de €3.950,00 para a execução dos trabalhos.

Em matéria de bermas e valetas, o Município também assinou, nas últimas semanas, protocolos de cooperação com todas as Juntas de forma a assegurar a limpeza e manutenção das vias internas do Concelho.