Cinfães ativa plano municipal de emergência

O Município de Cinfães ativou, no dia 25 de março, o Plano Municipal de Emergência COVID-19. Este mecanismo acentua o esforço de diminuir e impedir os contágios pelo novo coronavírus.

O documento permite reforçar e organizar todos os meios e recursos disponíveis no concelho, para apoiar as unidades de saúde na preparação e operacionalização da receção, triagem e encaminhamento de doentes para as unidades de saúde de referência.

O mesmo prevê, também, respostas ao nível do apoio social à população em geral, com especial atenção às populações de risco, nomeadamente aos idosos com suporte familiar insuficiente ou inexistente e outros cidadãos com necessidades especiais.

Entramos agora na fase decisiva de prevenção e combate á transmissão.

A transmissão agora está espalhada por todo lado. Qualquer um de nós, independentemente de apresentar sintomatologia ou não, é um potencial transmissor da doença.

O Plano de Contingência está disponível AQUI

Torna-se cada vez mais importante a adoção de medidas de contenção:- Manter o afastamento de segurança entre pessoas;
- Lavagem e desinfeção das mãos repetidamente;
- Criar circuitos de sujos e limpos: ao chegar a casa, deixar sapatos de fora da porta,mudar com frequência de roupa e lavar de preferência  de imediato;
- Desinfetar puxadores de portas e veículos, chaves, carteira, etc. com lixívia ou álcool a 70°.

E sobretudo FICAR EM CASA, evitando saídas desnecessárias.

É preciso dar tudo, agora mais do que nunca!

Juntos conseguiremos!