Adjudicado projeto do Parque Botânico e Fluvial Temático do Rio Paiva

A Câmara Municipal de Cinfães vai avançar com a execução do Parque Botânico e Fluvial Temático do Rio Paiva. Depois da construção do Parque Fluvial do KM10, em Travanca, o Município continua a sua aposta de valorização de um dos recursos naturais mais valiosos do Concelho, o Rio Paiva.

A elaboração do projeto do Parque Botânico e Fluvial Temático do Rio Paiva já foi adjudicado. O investimento vai nascer no denominado local da Lagoa ou Eirinhas e prevê a execução de diversos equipamentos: parque de estacionamento; palco; instalações sanitárias; espaço polivalente de apoio para atividades culturais e desportivas; bar amovível; acessos e percursos pedonais internos e infraestruturas de apoio (rede de abastecimento de água, saneamento, iluminação pública, rede de águas pluviais e telecomunicações). O projeto contempla também um conjunto de intervenções na área paisagística, nomeadamente, a caracterização e recuperação das espécies existentes; implementação de novas espécies; definição de percursos e áreas de lazer; equipamentos de exploração e observação; tratamento paisagístico; passadiço amovível de ligação à ilha; percursos temáticos/jogos de Natureza/Ambiente para ocupação do público mais jovem; abrigos de aves e comedouros.

“Estamos a desenvolver projetos de valorização do Rio Paiva, com o objetivo de criar zonas de lazer, parques fluviais e de apoio aos desportos náuticos – rafting e canoagem, circuitos de visitação e observação da Natureza”, explica o autarca Armando Mourisco, sublinhando que “o objetivo é proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos Cinfanenses e promover o turismo no território”. O presidente de Cinfães realça a importância dos recursos naturais na atração do turismo e, consequentemente, no desenvolvimento da economia do Concelho, lembrando os investimentos já realizados na valorização dos Cais de Escamarão e Porto Antigo, na construção do Centro Interpretativo do Bestança e circuitos pedestres, também a requalificação do parque de lazer de Pias, parque fluvial da Granja e em construção o parque de campismo e caravanismo de Mourilhe. O edil cinfanense adianta ainda que, brevemente, serão lançados a concurso a execução de outros projetos ligados ao Ardena, Cabrum, Bestança e Douro.