Igrejas Românicas do Concelho vão ser beneficiadas

A Rota do Românico esteve, no dia 18 de julho, em Cinfães para apresentar à comunidade local os trabalhos que serão desenvolvidos no âmbito das empreitadas de conservação, salvaguarda e valorização das Igrejas de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão, de Santa Maria Maior em Tarouquela e de São Cristóvão da Nogueira. O vice-presidente do Município acompanhou estas sessões de esclarecimento juntamente com os párocos e presidentes das respetivas freguesias. O presidente do Município também esteve presente na Igreja de São Cristóvão.

As intervenções terão início no mês de agosto e preveem diversos trabalhos num investimento global de aproximadamente 160 mil euros.

A Igreja de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão terá um custo de 56.205,28 € e iniciar-se-á a 18 de agosto. Aqui estão previstas intervenções ao nível da substituição de coberturas; tratamento de paramentos exteriores e interiores da Igreja; substituição de pavimentos interiores; tratamento de vãos de portas e janelas; fornecimento de mobiliário litúrgico; arranjo de espaços exteriores e revisão de sistema elétrico.

A 11 de agosto terão início os trabalhos na Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela. Com um custo de 54.278,99 €, esta obra contempla a substituição de coberturas; o tratamento de paramentos exteriores da Igreja; tratamento de compartimento dos sinos e de vãos exteriores, bem como a revisão de sistema elétrico.

Por sua vez, a Igreja de São Cristóvão de Nogueira vai sofrer intervenções ao nível da reabilitação e beneficiação geral da estrutura das coberturas; substituição de coberturas; tratamento de paramentos exteriores da igreja; reboco da torre sineira; tratamento de portas e revisão de sistema elétrico. Os trabalhos cujo custo é de 46.513,25 € terão início também a 11 de agosto.

Estas três empreitadas, que têm um prazo de 120 dias e estão a cargo da empresa STB – Reabilitação do Património Edificado, Lda., estão incluídas na candidatura promovida pela AMBT - Associação de Municípios do Baixo Tâmega (da qual o Município de Cinfães beneficia, pela assinatura de protocolo com a AMBT), designada "Rota do Românico - Tâmega (2.ª Fase)", inserida na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE "Paisagens Milenares no Douro Verde", gerida pela DOLMEN, com um investimento total de 2.095.623,17 €, cofinanciada pelo ON.2 a 80%.