Noite das Marias e das Cafezeiras

Souselo cumpriu, mais uma vez, a tradição! O largo da Feira do Couto ganhou nova vida nas noites de 24 e 27 de setembro. O mote foi a “Noite das Marias e das Cafezeiras”. Uma organização da Junta de Souselo, conjuntamente com um grupo de pessoas voluntárias e com o apoio da Câmara Municipal de Cinfães.

Na noite das Marias, a 24 de setembro, o destaque foi o tradicional desfile de vestidos de chita. Este ano participaram 18 crianças que, apesar da chuva, desfilaram beleza, alegria e entusiasmo, numa iniciativa que preserva os usos e costumes de outrora. A noite foi ainda animada pelo grupo “Os Raimundos”.

A noite de 27 de setembro, conhecida como a noite das Cafezeiras, arrancou com a recriação de uma desfolhada à moda antiga com cantares ao desafio e algumas danças pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souselo, à qual se seguiu um baile com “Os Camones”. Mas o ponto alto foi a distribuição a todos os presentes do café à moda antiga confecionado, no local, nas panelas de ferro e acompanhado de aletria quente.

Duas noites dedicadas à cultura e à tradição que atraíram muitas pessoas à freguesia de Souselo.